Pages - Menu

quinta-feira, agosto 31, 2006

Vermelho=Medo

A questão dos itens vermelhos na avaliação realmente me assustou pela cor e pelos comentários
que tenho ouvido quanto até um certo desânimo provocado pelos resultados.

Copio aqui a resposta que a Prof. Luciane Sato deu no post anterior:

"...PA não significa não avaliar, mas avaliar diferente, a partir do contexto, processo do aprendiz. É nesse sentido que, neste curso, estamos tentando avaliar o processo de cada um, não para "dar nota", mas para ajudá-los nessa tomada de consciência do próprio processo de aprendizagem."

Se é para avaliar diferente, por que a ênfase no vermelho? Poderia ser por rostinhos (felizes ou tristes) quem sabe em comentários em cada blog, é acho que esta seria uma boa
saída, ao invés de estar revelando todos os resultados a todos do grupo, poderiam ser feitos comments nos blogs, ou quem sabe encaminhado as considerações dos
Profs. e tutores apenas para o e-mail do cursista, quem sabe seria menos "constrangedor" sei lá.
Sabe eu fico meio assim, quase com medo, da nota vermelha, ou do registro vermelho, pq percebia nos rostinhos dos meus alunos de 5ª série a tristeza quando não alcançavam a tal média...me cortava o coração. Sabe o que comecei a fazer? Corrigia as provas todas com caneta azul, e sempre escrevia os pontos que ele (aluno) deveria melhorar e deixando um espaço para eles também escreverem os tópicos referentes no que eu tinha que melhorar, bem como, registrar o pq de não ter feito a questão tal e tal.... Sei lá se estou conseguindo expressar o que sinto, mas tô realmente angustiada com esta questão.

Quem sabe poderíamos encontrar uma melhor estratégia de "avaliar o processo de cada um, não para "dar nota", mas para ajudá-los nessa tomada de consciência do próprio processo de aprendizagem."

Como tomar consciência do próprio processo de aprendizagem com o susto do vermelho, perante todos os colegas?

Sei lá se estou sendo radical...mas estou preocupada!Quem quiser colaborar com possíveis soluções estamos ai!

Abços macios!

Um comentário:

Suely disse...

É Gílian... pq sempre queremos manter em sigilo os nossos processos de avaliação? Pq sempre individualizar ao invés de socializar, discutir... pq o medo? Pq o vermelho assusta ao invés de alegrar, de mobilizar para a vida? Quem criou estes padrões? ... como quebrá-los? Onde estão as notas? Sim, elas virão, fazem parte do nosso sistema de avaliação nacional, mas por enquanto, apenas apresentamos conceitos, com critérios... e como tudo que é público, pode e deve ser discutido... pq fugir? Pena!!! Este é um sentimento que não devemos ter com o aluno, pois me lembra incapacidade, e só tenho uma certeza quanto a isto: todos, todos mesmo, somos, sempre que assim quisermos e tivermos condições externas, e disposições internas, condições para aprender. bJS. Suely