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sábado, agosto 26, 2006

História e Filosofia da Matemática nos Livros Didáticos

Mais relatos da semana (21 à 25/08) - II Simpósio de Matemática em Faxinal do Céu

Na oficina de Filosofia e História da/na Educação Matemática - Prof. Vicente Garnica, além dos encaminhamentos quanto a resolução de situações apoiadas na resolução de problemas que contemplavam (alguns problemas contemplavam) a construção de conceitos matemáticos, percebi pela primeira vez a possibilidade de Análise da História da Matemática, por meio, de conceitos presentes em livros didáticos.

A análise que fizemos foi referente ao conceito de ângulo apresentado em livros didáticos de períodos distintos, além de percebermos pela forma de conceituação a que períodos cada conceito apresentado se referia, tornou-se claro, pelo menos pra mim (fato que não ocorreu com muitos professores presentes na turma), que dependendo do enfoque, necessidade e de acordos que se estabeleçam com os alunos os conceitos podem variar e tender ao que for definido pelo grupo.

Escolhas de conceitos matemáticos advindas das necessidades de um grupo são permitidas no ensino e na aprendizagem de Matemática, pois as escolhas feitas oportunizam o compreender da Matemática como auxiliadora no processo de leitura, interpretação e compreensão do mundo, não sendo uma ciência acima das outras, perfeita e imutável, logo a Matemática não verdadeira, nem absoluta.

A Matemática é inventada de acordo com as carências da comunidade que fará uso de recursos matemáticos para resolução de problemas de sua "realidade" e/ou de seu cotidiano.

É isso ae...vivendo e aprendendo e como tenho aprendido e desaprendido coisas, parece até com um dos meus aforismos, tudo é verdadeiro e imutável até que se prove o contrário.

p.s: sobre a realidade: não sei pq, mas cada vez que escrevo algo do tipo vindo da realidade soa estranho ...tenho que tornar mais claro o que significa esta tal realidade de que falo e cito.

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