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domingo, agosto 27, 2006

Aula 02: Ludwig Wittgenstein (Atividade 02)

A verdade dos pensamentos aqui comunicados parece-me intocável e definitiva. Acredito ter encontrado, no essencial, a solução para os problemas da filosofia. Se não me engano quanto a isso, o valor deste trabalho consiste, em segundo lugar, em mostrar como importa pouco resolver esses problemas.

Wittgenstein cursou engenharia mecânica, engenharia aeronáutica e matemática, foi soldado na Primeira Guerra mundial do Exército Austríaco vindo a publicar em 1922 o Tratado Lógico-Filosófico e segunda fase desenvolve nova linguagem por meio das Investigações Filosóficas.


O período que corresponde ao Tratado Lógico-Filosófico determina a primeira fase da Filosofia de Wittgenstein que exerceu grande influência no neopositivismo e no Círculo de Viena a que nunca pertenceu. WIKIPÉDIA (2006).
Wittgenstein I afirma que: “O significado de uma palavra é dado pelo uso da linguagem.” A linguagem e os seus limites é o tema central do Tratado Lógico-Filosófico – a linguagem tem a função de descrever a realidade. LEAL (2006).
Um conjunto de proposições que descrevem ou figuram algum estado de coisas possível é determinado pela linguagem com sentido, logo, pensamento e linguagem são uma e a mesma coisa, o pensamento constituído de proposições complexas, que ligam entre si nomes, com a simples função de dizer e mostrar.
A Filosofia nesta fase é para Wittgenstein uma atividade de análise da linguagem que nada pode dizer sobre o mundo, pois não configura-se ciência nem forma de conhecimento.
Wittgenstein, em período posterior a 1930 – Investigações Filosóficas – destaca grande influência sobre a filosofia analítica em geral, e as escolas de Cambridge e Oxford em particular, tendo ainda, tal qual a primeira fase, seus trabalhos baseados nas confissões de Santo Agostinho, abandonando a idéia de que a estrutura da realidade determina a estrutura da linguagem e deixa no novo documento a afirmação de que: “A linguagem passa e ser vista como uma prática social concreta, sendo o significado de termos e expressões lingüísticas o resultado dessa prática”. LEAL (2006).
No trato com os Jogos de Linguagem ele afirma que o significado de uma palavra é dado pelo seu uso na linguagem, exemplo, uma mesma palavra apresenta vários sentidos conforme o contexto, transformando a linguagem como parte da vida humana, definida pelo contexto de vida do indivíduo, fazendo uma reflexão analítica a fim de elucidar problemas gramaticais.
A ambição de Kant e Hegel de obter uma filosofia que remova o "eu" do limiar do conhecimento, de modo a finalmente transformá-la numa forma enriquecida acabada, talvez tenha sido agora realizada pelo “filósofo de Linguagem”. LEAL (2006).
Pelas características da análise e estudo de palavras e linguagens é que Wittgenstein, é considerado por BORGES (2002), colunista do Digestivo Cultural, como O fazedor de símiles, no sentido do trato com as comparações assimilativas comparando coisas (palavras, termos) que tenham semelhanças entre si, afirmando que: “Wittgenstein fez símiles até dois dias antes de morrer – e, com eles, alcançou a eternidade.”

Referências

BORGES, Julio Daio.(2002). Wittgenstein, o fazedor de símiles. Disponível em: < http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=711>. Acesso em 27 de Ago. 2006.

LEAL, Lena. (2006). Recanto das Letras. Biografias. Ludwig Wittgenstein. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/biografias/212764>.Acesso em: 23 de Ago.2006.

WIKIPEDIA.(2006) Ludwig Wittgenstein. A enciclopédia livre. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_Wittgenstein >. Acesso em: 26 de Ago. 2006.

WITTGENSTEIN, Ludwig. (2002). Wittgenstein no Front. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/blog/default.asp?codigo=57 >.Acesso: 25 de Ago.2006.

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