- Mudei?Se mudei o que mudou em mim?
- Se não mudei, pq não o fiz?
- Colaborei nas possíveis mudanças e aprendizagens dos colegas e nas minhas próprias aprendizagens?
- Empreguei todo o esforço que poderia, na realização das atividades propostas?
Aos responder as primeiras questões, concluo que:
- Cada um tem um ritmo que é estabelecido, principalmente pelo que são consideradas prioridades nas ações, seja enquanto profissional (assessor em formação continuada em serviço)e/ou estudante (aluno da especialização, logo as mudanças e as aprendizagens ocorridas respeitam este ritmo.
- No trabalho desenvolvido virtualmente e em grupo é necessário aprender a respeitar os tempos de cada um.
- Os conflitos que surgem no trabalho virtual, são mais difíceis de contornar, do que no presencial, pois as interpretações quanto as palavras escritas nem sempre correspondem as idéias que desejavam-se apresentar.
- Tanto as fraquezas e falhas quanto os sucessos e pontos positivos, se é que podemos assim chamar, que podem ser escondidas e/ou apresentadas no ambiente presencial, referentes a compreensão e apresentação das aprendizagens dos conteúdos estudados, por exemplo, tornam-se grandemente evidentes no ambiente virtual, por meio das interações e produções do cursista.
- Os domínios técnico e pedagógico das ferramentas (blog, wiki, fórum, etc...) vão sendo estabelecidos concomitantemente na realização de cada uma das atividades propostas no curso, logo, percebo ser desnecessário, na maioria das vezes, uma parada apenas para explicitar questões técnicas.
- Inicialmente no Projeto de Aprendizagem tínhamos enquanto grupo a necessidade de estar organizando cada um das ações em grupo e dividindo as tarefas, mas no decorrer das atividades estas não foram mais divididas e determinadas obrigatoriamente, pois, no processo, cada participante foi percebendo e realizando individualmente as necessidades de complementação da pesquisa.
- O espaço de comentários da ferramenta pbwiki, foi dinamicamente utilizado, no intuito de estabelecer os laços necessários quanto aos encaminhamentos realizados na pesquisa, tanto por parte do grupo quanto pelo tutores e professores da especialização.
- O trabalhar em colaboração ocorreu naturalmente, onde todos com um único objetivo (responder as dúvidas e certezas), procuramos estabelecer linhas de ação que oportunizassem respostas às perguntas inicialmente apresentadas pelo grupo.