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quinta-feira, outubro 26, 2006

Método Clínico Piagetiano em AVA

Quanto mais estudo e analiso as teorias de Piaget mais coisas novas descubro e aprendo.
Na realização da tarefa do PROA03, que fiz atrasadinha, escolhi o texto da Prof.Rosane por dois motivos:aprender e compreender melhor o método clínico piagetiano e porque a maioria da turma escolheu o outro texto.
Bem a seguir apresento as análise do fichamento que realizei.

MÉTODO CLÍNICO EM AMBIENTES VIRTUAIS
Principais idéias do autor
- A utilização do método clínico em ambientes de aprendizagem informatizados – nos quais busca-se um movimento de construção de novos conhecimentos devendo sofrer algumas adaptações
- As intervenções do professor são guiadas pelas principais características do método clínico, ou seja, a exploração do pensamento, a busca de justificativa (a razão das coisas, os porquês) e a introdução da discussão (contra-argumentações), ainda que ele disponibilize aos aprendizes uma série de informações necessárias à interação nos ambientes informatizados
- Intervenções do experimentador podem assumir três formas: de exploração (desvendar uma determinada noção de estudo do experimentador), de justificação (visam identificar os argumentos que sustentam as hipóteses da criança, legitimando seu ponto de vista) e de contra-argumentação (controle procuram a coerência ou contradição no pensamento procurando captar a lógica profunda e a estrutura que mantém uma certa hipótese)
- As intervenções do professor direcionam-se para o incremento das possibilidades de interação, de explicitação, de reformulação, de criação de “teorias” por meio da ação, da operação e mesmo da construção de sistemas simbólicos diferenciados.
- Uma conversação livre a respeito de uma experiência em andamento, de modo a despertar o interesse do sujeito.

Algumas das características da formação de professores em ambientes telemático


Apropriação ativa e cooperativa das tecnologias digitais na construção de um “pensamento em rede”

- Ambiente de aprendizagem informatizado se reconstrói constantemente, pois sua própria essência está na idéia de transformação, de construção contínua. Essas reconstruções ocorrem a partir de negociações de objetivos, de formas de alcançá-los, de reformulações nas próprias relações interindividuais.
- Ambiente desenhado para promover interações em diferentes níveis: professores-alunos entre si, professores-alunos-docentes, professores-alunos-especialistas, professores-alunos-comunidade.
- Ocorre uma relação que não se caracteriza apenas como uma relação entre um sujeito e um objeto, mas sim entre vários sujeitos que interagem “em rede”, na rede Internet.
* As interações no ambiente virtual: A Promoção da Experimentação, Transformação e Reconstrução
- Implicam em um interjogo dos recursos internos do sujeito (recursos esses tanto afetivos quanto cognitivos, estéticos, éticos etc.) com os objetos do ambiente, as interações com outros sujeitos etc.. como “jogos construtivos”, que proporcionam ganhos cognitivos, mas também oportunizam um impulso expressivo para recapitular e assim reinventar a própria experiência e descobrir onde ela pode levar.
- Construcionismo, sublinhando o envolvimento da totalidade do sujeito enquanto construtor de algo.
- É imprescindível ter liberdade de indagação, de expressão e de crescimento como pessoa.

Deslocamento das concepções hierárquicas e disciplinares para a concepção do conhecimento interdisciplinar e do modelo de formação como uma “rede de relações”


- Os projetos de aprendizagem como um locus privilegiado de ação interdisciplinar

- A busca de soluções às questões elegidas, partindo de uma sistematização do que pensa saber ("Certezas Provisórias") e das “Dúvidas Temporárias”3 caracterizam um movimento de mútua implicação.
- Projetos com características interdisciplinares

Um novo papel para os educadores: o professor-formador como possibilitador da aprendizagem/provocador de transformações - O Ambiente Virtual de Aprendizagem para Formação Continuada de Professores


- Os ambientes, possuem desenvolvida uma estrutura básica para suportar interações, dentro de cursos virtuais, bem como oferecem “espaços de interação” acessíveis a todos os usuários da Internet.

- Ambiente mais amplo, no qual inserem-se cursos de formação de professores, valendo sublinhar que esses ambientes foram assim idealizados para promover interações em diferentes níveis
- O ambiente virtual NTE2 foi desenhado de forma a privilegiar a interação mediante a realização de projetos partilhados, num trabalho construtivo de intervenção.
- Professores são desafiados, encorajados e orientados a propor ou engajar-se em projetos práticos, desenvolvidos em ambiente informatizado.
- Projetos podem ser realizados de forma individual, ou seja, um professor com um grupo de alunos, porém o curso privilegia a realização de projetos que envolvam mais de um professor com os seus grupos de aluno, de uma mesma escola ou de diferentes escolas, para que possa ser criada uma verdadeira "rede de conhecimento.

Comentários:
A autora apresenta a possiblidade de utilização do Método Clínico Piagetiano, como método de análise científica das interações em ambiente virtual e construção do conhecimento.

Como pano de fundo para a análise a partir das intervenções possíveis pelo Método Clínico Piagetiano, tem-se um ambiente virtual de aprendizagem, o NTE2, utilizado em projetos de aprendizagem, individuais e/ou coletivos, onde as possibilidades de interação são múltiplas (professores-alunos entre si, professores-alunos-docentes, professores-alunos-especialistas, professores-alunos-comunidade).
Os professores envolvidos, em formação continuada, apropriam-se ativamente tanto da ferramenta quanto das possibilidades de uso pedagógico deste ambiente.
Torna-se claro pela apresentação desta pesquisa que ambientes virtuais de aprendizagem que apresentem características de interação livre e dinâmica, viabilizam a construção do conhecimento e a aprendizagem.

Referência
NEVADO. Rosane A de.(2001) Espaços Interativos de Construção de Possíveis: uma nova modalidade de formação de professores.Disponível em: http://mathema.psico.ufrgs.br/tese_rosane/tese_rosanenevado.pdf

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