Pages - Menu

terça-feira, outubro 10, 2006

Pesquisas em andamento...


O pesquisar e descobrir sobre o mundo é sem dúvida um dos atos mais antigos.

A curiosidade e a necessidade de saber o que são como se passam os fenômenos que nos cercam
perpassam caminhos de estruturação e organização de açõe que nos levem as respostas, ou melhor, as possíveis respostas.

O dicionário Houaiss (cito este por ser de cunho científico e o que tenho acesso pelo net) apresenta pesquisar como: "
procurar com aplicação, com diligência", é procurar com aplicação...

A busca de respostas as nossas inquietações não é e nem pode ser minada por "empecilhos" que nos levem a sequer pensar em desistir, pois se a pesquisa é norteada pela diligência, cansar sim, mas desistir jamais.

As atividades do PROA 06, têm possibiltado a descoberta de novos caminhos e a organização do meu pensamento quanto ao ato de pesquisar.

A forma de coleta de dados que escolhi para pesquisar em grupo (que ainda é virtual) foi a da Observação, já postei algumas de minhas pesquisas lá e, mesmo sozinha aprendi muito sobre o que é e quais os tipos de observação.

Quanto aos outros PROAs:
  • No sábado á noite postei a atividade do PROA 01.
  • Encaminhei um email (ontem) para as meninas do grupo falando da atividade do PROA 02 , sobre os conteúdos dos mapas, que algumas ainda não tinha feito, bem como convidando-as para a pesquisa do PROA 06.
  • No PROA 03 a Prof. Mônica está nos chamando para pensarmos/imaginarmos sobre o método clínico e a possível aplicação com alunos, tenho que dar uma passadinha por lá ainda está semana.
  • Depois de ler...ler e ler sobre Piaget criei coragem e postei no fórum do PROA 04 - Mecanismos perceptivos - Dia 08, que já tava no ar desde o dia 04, mas vamos levandinho, o povo já começou as discussões por lá, tenho que estudar mais sobre o assunto .
  • Agora, faz tempo que não passo pelo PROA 11...tenho q ver o q se passa por lá!
Bem, era isso...na verdade ando meio cansadinha e postado pouco por aqui, mas tenho me esforçado muito, muito mesmo, para não deixar o cansaço e o desânimo tomarem conta de mim.
E vamos que vamos, pesquisando e aprendendo!

Até mais!

4 comentários:

Suelen F. Machado disse...

Oi Gilian!
Nossa quanto coisa não??lendo sua organização dos PROAs dá até pra cansar...mas como diz você "vamo que vamo"...aliás linda a música! O mais bacana do PROA metodologia de pesquisa é descobrir que eu não sabia nada sobre pesquisa!!rsrs, pior que é a pura verdade, tudo bem..vai lá.. alguma coisa a gente sempre "pensa que sabe", mas tem alguns métodos ali que são total novidade pra mim..isso é bom! Estou pesquisando sobre pesquisa-ação..vamos ver no que vai dar..ahh!adotei meu virtual pet!!rsrs, é o bob, um tigrezinho cute-cute da mamãe..hehehe ..sempre aprendendo com vcs!!
Bjaum

Diário da Édena disse...

oi Gilian...
Sua organização é "fenomenal" !!!
Quem sabe eu consiga aprender um pouco com vc.
Bjo. Ah... visitei o del.icio.us/giliancris, gostei muito , vou querer tbém... até...

Gílian Cristina Barros disse...

É Suelen, tenho aprendido muito também no PROA 06 sobre pesquisar e aprender.
E vi seu tigrezinho, mó gatin ele!
Obrigado por seu comentário e bom restin de semana!

Gílian Cristina Barros disse...

Édena, nem queira saber o quanto me esforço pra tentar ser organizada.
Mas se você está dizendo que sou, então eu sou organizada, pelo menos neste momento.ok?!?
Ah...Se é que já não fez, se quiser te ajudo a fazer um del.icio.us pra vc.
Até mais!