Pages - Menu

sábado, julho 08, 2006

Pedagogia Adventista e nossas pesquisas em TICs

Estive nesta semana auxiliando o Denilson na escrita de um projeto e para tanto tivemos que retomar alguns conceitos da Pedagogia Adventista, relatarei aqui o que me fez ver porque somos (Eziquiel, Denilson e eu) assim de certa forma meio malas.

Um dos principais pontos é que assim como Deus é nosso exemplo e somos iluminados pelo seu Santo Espírito, nós enquanto educadores somos exemplos a nossos alunos.

E ai está o ponto que nos torna malas.
Como vou colaborar, pedir, indicar e "cobrar" algo de "meu aluno" se nem eu mesmo faço?
Está ai o ponto que nos leva a sermos críticos ( e para algumas pessoas malas).

Todas as ferramentas que indicamos no EscolaBR para serem trabalhadas com alunos na Educação Pública, são analisadas, pesquisadas e utilizadas pedagogicamente primeiramente por nós.

Assim foi com:
- Livro Virtual que utilizamos em 2002 em parceria com o Prof.João Luiz Taques do Colégio Estadual Wolff Klabin, reescrevendo as histórias de Monteiro Lobato.

- PHP NUKE+APACHE+MySQL em rede LAN(com chat, fórum, mensagens instantâneas e serviço de email), onde desenvolvemos nossa primeira oficina com Professores e Alunos (sem certificação), também no Colégio Estadual Wolff Klabin em 2002 e em 2003 apresentamos aos Multiplicadores do PR que foram até Telêmaco Borba (com dinheiro do bolso) para aprender sobre a ferramenta, vindo posteriormente um pacote pronto pra WEB que denominamos projeto Paraná Sítios.

- WebQuest (phpwebquest), que venho pesquisando desde 2002 e desenvolvi trabalho com meus alunos de 5ª série do Colégio Adventista durante 1 ano, para depois escrever o artigo.

- Wiki, que começamos a utilizar, no final de 2004, pq o Zica estava em Ponta Grossa e eu em Telêmaco e nos auxiliou mto na elaboração e organização de idéias, sendo q em 2002 já havíamos pesquisado e estudado o EquiText que não conseguimos instalar por ter uns esquemas de CGI.

- E foi assim com Blog e Podcast nos projetos realizados com professores, alunos e multiplicadores, na Rádio Novela, Sintonize e Blogando (2005), sendo que utilizamos Blogs como diário de bordo desde 2003.

- E assim outras pesquisas já realizadas e ainda em andamento.

Será que é errado querer que educadores tenham este perfil, cobrem apenas o que são capazes de fazer?

Acho que este é o problema. O não ser. Apenas aparentar ser.

Sem abços macios, apenas lágrimas!

P.S - Eziquiel Menta foi professor da rede adventista, mas não professa a religião (mas...no fundo bem no fundinho...hehehe acho que ainda vai ser).

Nenhum comentário: