Pages - Menu

terça-feira, julho 11, 2006

Cada nó uma rede

Pare!

Organize, desorganize, construa, descontrua...e descubra:
Que há um mundo inteiramente novo sobre o que são Projetos para compreender!

Ao discutir, analisar e construir cada um dos conceitos que fizeram parte de nosso mapa, as construções e descontruções de conceitos e suas relações entre si foram inúmeras.

E consegui concluir que cada conceito do mapa conceitual que construimos, e dos mapas elabrados por outros grupos, tem relação com um ponto de análise, mas este ponto, este nó representa na verdade uma rede de inúmeras possibilidades.Rede está que precisa ser tecida passo a passo a partir da pesquisa em colaboração e cooperação.

Cada elemento de ligação (conector) no mapa conceitual que representa a relação entre conceitos, representa concepções e percepções que temos dos conceitos relacionados que podem ser inúmeros se confrontados com as concepções e percepções de outros colegas - parceiros de aprendizagem.

Se cada nó é uma rede na descoberta e aprendizagem sobre Projetos de Aprendizagem e Mapas Conceituais, temos a possibilidade de em cada nó nos encontrarmos, ora emaranhados, ora "assossegados" nas redes da aprendizagem.

p.s: assossegados no sentido de estar tranquilos deitados na rede por um certo tempo até que novas necessidadades e problemas levem-nos a um novo emaranhar.

(fiz uma breve pesquisa aqui na sala e ninguém nunca viu essa palavra "assossegados" escrita, se escrevi errado me avise, se tbém nunca viu blz...acabei de inventar, rsss....)


5 comentários:

Márcio Martins disse...

Ola menina!!!
quanto blog vc tem???
quando fui postar nao sabia no qual...rs...enquanto estamos indo com o milho vc ja ta voltando com o bolo de fuba...rs..
Abraço.

qquanto a sua pergunta, pra mim tudo e novo...

Professor Fábio disse...

Minha cara colega, não sei de você esta usando um neologismo, acho que é esse o termo.
Poxa! Estou impressionado com seu comentário sobre o que é Mapa Conceitual; eu acreditava ser uma teia, mas gostei da expressão "emaranhado", usada por você.

Juliano disse...

Você é demais, gostei de encontra você e o grupo de Telemaco Borba no meu caminho, pois aprendi e estou aprendendo muito com vcs, Dizer que seu blog e bom demais é pouco,em relação ao mapa conceitual realmente foi uma grande descoberta. Sucesso .

rogelson disse...

oi Gilian !
obrigado por visitar meu blog...
sim, estou aproveitando muito essa semana de curso e espero dar continuidade da melhor forma possível...
forte abraço,
Rogelson

rogelson disse...

em tempo...
fazendo uma rápida pesquisa(e eu gosto muito disso), encontrei a tal expressão "ASSOSSEGADOS", imagine onde?
não vou dizer mas vou deixar um endereço para aguçar sua curiosidade...depois voc me conta se gostou, valeu?
http://www.indiana.edu/~baiu/missa.htm
abraços,
Rogelson