Pages - Menu

domingo, setembro 03, 2006

PAs e os conteúdos

PAs: articular, pesquisar, aprender, conteudizar

Não posso ficar envolvido em "projetinhos" tenho que cumprir o conteúdo!
Mais uma reunião?E o conteúdo como fica?
Ainda bem que estou conseguindo dar conta do conteúdo deste ano.
Na 5ª A beleza, venci o conteúdo mas naquela F não consigo, como fazer?

CONTEÚDO!

Este é um dos focos que norteiam o trabalho do professor, mas até que ponto eles realmente são assim tão importantes serem cumpridos e aprofundados por ele mesmo professor enquanto profissional.

As postagem apresentadas pela Karen e Cristiane, no fórum,
Discutindo Projetos de Aprendizagem - Profª Suely - e-ProInfo, me fizeram refletir e voltar no tempo quanto a minha prática docente enquanto professora de Matemática.

No inicío de 2001, trabalhava em uma escola que eu era a única professora de Matemática no noturno que recém iniciávasse o Ensino Médio e fiquei responsável por redigir o planejamento das turmas, bem como já havia trabalho com Ensino Médio e com alunos no noturno, pensei: como vou elaborar este planejamento de forma que este envolva e leve os alunos a perceberem que a Matemática não é nem um Monstro Monstruoso*?

Sempre fui muito xereta, xereta no sentido de ler, ler tudo, todos os campos de livros, inclusive dos didáticos e ai iniciei minhas pesquisas de imersão em busca de caminhos que levassem a aprendizagem e o que eu não entendia nos livros didáticos e enciclopédias da escola, buscava aprofundar e tirar dúvidas na Internet (já era viciada nesta época) e o planejamento ficou bem legalzinho tanto q iniciei animada trabalhando fractais q dava suporte para revisão de potenciação, passava por questões básicas de geometria e q levariam ao estudo de exponenciais e logaritmos...e coisa e tal.

Tudo ia bem, até receber o chamado de algo que já arguardava minha ida para o NTE, me despedi da turma, entreguei o livro na secretaria, choros e tal, e vamos ao novas aventuras e descobertas, "sussegada" lá, qdo o telefone toca duas semanas depois q estava no NTE,
- Gílian aqui é a Prof. "Tal" q assumiu suas aulas de Matemática e no planejamento do Ensino Médio tem coisas aqui q nunca vi e gostaria de saber se posso mudar e utilizar apenas o livro "Tal"...estática falei:
- Prof. a turma agora é sua, creio q não tem problemas, mas o que no planejamento q nunca viu? Se quiser posso lhe indicar mais referências.
- Gílian, não sei o q é este tal de Fractal, e como ensinar logaritmos pela música? Também não compreendi a relação entre jogos de raciocíonio lógico e progressões...e não vejo como a partir de Geometria a apresentação de funções ...e...
É..., complicadin, né?

Agora compreendo, que quando estava diretamente em sala de aula o "xeretar" constante enqto Prof. eram meus projetos de aprendizagem que faziam com que eu Professora de Matemática estivesse me aprofundando nos conteúdos de Matemática e procurando, e relacionando, e inventando, e descobrindo, e... outras formas de ler Matemática.

PAs oportunizam este aprofundamento real nos conteúdos tanto do professor quanto do aluno, pois pensem comigo, como que o Prof. vai perceber algo além de estatística em projetos interdisciplinares se ele não ousa, não pesquisa, não estuda?
De certa forma os PAs levam ao professor pela "necessidade dos alunos", à pesquisa e aprofundamento nos/dos conteúdos curriculares, bem como, a busca de novas formas de apresentação de seus conteúdos diferentes das que se encontram nos livros didáticos.

É o professor obriga-se a inventar uma nova disciplina, e em nosso caso uma nova Matemática.

Vale a pena ler:
* Lins, Romulo Campos. Matemática, monstros, significados e educação matemática.In: BICUDO, Maria Ap. V. & BORBA, Marcelo de Carvalho. (organ.). Educação Matemática:pesquisa em movimento. 2ª ed. revisada. São Paulo: Cortez, 2005.

Um comentário:

Suely disse...

Oi Gílian! Belas reflexões... vivemos, se quisermos, o tempo todo desenvolvendo PAs... e trabalhar com os alunos, contribuindo para que eles construam conceitos a partir de suas perguntas é maravilhoso... e há quem diga que em PA não há conteúdo... hummm... difícil, isto... Bjs. Suely