Pages - Menu

segunda-feira, outubro 31, 2005

O uso Tecnologia na Aprendizagem para Deficientes Visuais

24/10/2005

Olá!

Aqui estarei apresentando minhas aprendizagens e percepções sobre a Oficina: O uso das Tecnologias na Aprendizagem para Deficientes Visuais, que esta sendo realizado em Guarapuava.

Tá tudo legal até agora, e já aprendi muitas coisas, a Prof. Miria da SEED, sempre animada apresentou um embasamento teórico sobre as políticas e ações na área de Educação Especial.

É bom saber que ações estão sendo tomadas, quanto a isso.

Conhecendo o DOS VOX
Logo quando chegamos na CRTE, em 2001, lembro-me de já ter estudado esta ferramenta com os meninos, para uso nas Oficinas e Cursos que ministravámos, mas não nos empenhamos muito no estudo dessa ferramenta, ficamos mais presos no Via Voice, que também vale a pena conhecer.

Bem, tô encantada com as possibilidades do DosVox, já que é uma ferramenta gratuita e existem inúmeras possibilidades de trabalho com ela.

Hoje só tive um probleminha...o barulho...tá quase me enlouquecendo...todas as caixas de som ligadas ao mesmo tempo...nossa...medo...medo...acho que tô meio nervosa com isso porque sou auditiva...bem, mas vamos lá!

25/10/2005

Estarei relatando aqui todos os dias no mesmo post, apenas dando ênfase as datas para facilitar a navegação e eu não me perder depois ok?
Bem, ontem esqueci de registrar o nome de um filme que comentaram no curso e que é muito legal, "A primeira vista", quando der tempo quero ver se assisto.

DOS VOX=Ferramenta de Aprendizagem e Alfabetização

DosVox LEGAL! Ele tem várias ferramentas que podem ser utilizadas não apenas por pessoas em situação de deficiência, mas para alunos que estão em fase de alfabetização.

O DosVox tem jogos muito interessantes e divertidos que levam a aprendizagem, mesmo ele chamando de "bobinho", mas fazer oq...se a gente erra é bobo mesmo!

Ah...e não posso esquecer...o F1 é a salvação de todos os problemas e a setinha indica os subitens (opções) que têm dentro da área que escolho, por exemplo, se quero Jogos teclo J (sempre a primeira letra) e ao usar a seta direcional pra baixo, tenho os vários jogos para escolher, bem 10 mesmo.

26/10/2005

SHOW no SKYPE

Hoje trabalhamos com o SKYPE, já conheço essa ferramenta pois quando ainda era instituida a equipe de EaD, usávamos toda semana em nossa conferência, mas vamos a aventuras de hoje.

O Valdir Ferreira, um excelente e sensível músico, cego, colega das meninas (Alciléia e Claúdia), deu um show no Skype, é...fiquei encantada com ele...o cara "manja" um monte de informática é meio hacker... poderoso mesmo.

Ele esclareceu bem as questões referentes as diferenças existentes entre o son analógico e digital, além de nos apresentar leitores de tela (sintetizadores sonoros) que se aproximam da voz humana como "Gabriela e Raquel".

Valdir nos inidcou alguns sites que ele julga necessário que conheçamos.

Ler para Ver - <http://www.lerparaver.com/>
REDE SACI - <http://saci.org.br/>

O leitor de tela que estudamos foi o Jaws, bem interessante, lê todas as telas, o único problema é de ser pagao, mas o demo que utilizamos dá uma boa idéia, funciona 40min, depois tem q reiniciar a máquina se desejar utilizar novamente.

*O leitor de tela que o DosVox traz lê apenas a barra de títulos, precisa ser melhorado, não dá acesso a telas internas.

DOS VOX = Gratuito e Livre

No fim da manhã tivemos um videoconferência com o Prof. José Antônio Borges da UFRJ, ele respondeu a questões que tínhamos elaborado no dia anterior.

O que mais me chamou atenção foi a possibilidade que ele apresentou de alteração dos arquivos, ele disse: que se por exemplo desejarmos alterar as palavras do Forca Vox (O jogo da Forca) é só entrar pelo bloco de notas e procurar o arquivo "forcavox.pal" e alterar as palavras, eu não sei bem como fazer isso, mas vou falar depois com o piazinho (zica) pra ver se descobrimos como se faz.

Alunos Poderosos!

No início da tarde tivemos a vista de alunos deficientes visuais, que deram show em DosVox. Eles têm no softwares inúmesas possiblidades de aprendizagem.

Através do PapoVox, ferramenta que também conhecemos e navegamos eles podem conhecer e interagir na Internet.

Utilizam os aplicativos do software sem desembaraço, e conhecem muita coisa que nem tem no manual.

No fim da tarde apresentamos os pontos positivos e negativos que encontramos no software...dos "bobinhos" a possibilidade do programa rodar em linux.

27/10/2005

BRAILLE FÁCIL

Braille fácil é uma ferramenta que permite a impressão em Braille, bem interessante, mas com o probleminha do custo da impressora.

"Apenas pessoas em situação de deficiência visual é que conseguirão desenvolver a leitura em braille através do tato." Esta foi umas das frases da Prof. Miria...dentre outros inúmeros pontos que ela apresentou juntamente com a equipe(CRTE e APADEVI) de Guarapuava.

A análise dos softwares estudados e sua aplicação pedagógica, foi sempre presente e norteadora de
nossas atividades.

Hum já estava esquecendo...
Você sabia que existe um programa de distribuição de laboratórios de informática para a Educação
Especial?
É vero.
Se chama PROINESP, saiba mais no site do MEC - http://www.mec.gov.br/seesp/projeto2.shtm

28/10/2005
Termina a Oficina, mas o trabalho continua!
Das análises e produções realizadas e apresentadas para o uso das ferramentas que conhecemos e utilizamos nesta semana, criamos uma proposta de projeto em parceria com o DEE da SEED, para realização no próximo ano (2006) em Faxinal do Céu, com diversas oficinas por nós planejadas.

Estaremos produzindo e trabalhando em subgrupos para o desenvolvimento deste evento, através do Grupo de Trabalho EDESTIC, no e-ProInfo.

As apresentações das propostas de oficinas foram interessantíssímas e mostraram a real possibilidade de uso de tudo que aprendemos esta semana com nosso professores.

O Gilmar Costa Auersvald (CELEPAR), que este conosco esta semana, nos apresentando a proposta dos Telecentros Paranavegar e a possibilidade de trabalho parceiro, também nos apresentou como proposta a possibilidade de disponibilização de pelo menos uma máquina com DOSVOX, nos vários Telecentros do Paraná, legal né?

Aguardem mais notícias, pois este grupo, promete.
Abraços macios e até mais!

domingo, outubro 23, 2005

Sobre rádios e podcasts

Começamos(Eziquiel e eu) a duas semanas a escrita de um texto sobre PodCasts.

Dentro os inúmeros recursos da Internet que podem tirar aluno e professor da mesmice além de oportunizar aprendizagem/conhecimento e dar voz em todos os sentidos, o PodCast torna possível muito além do simples áudio públicado na Internet que pessoas com interesses comuns e muita criatividade possam estar interagindo vindo até a criar comunidades virtuais.

Verificamos laços entre o usos de PodCasts -> que podem vir de uma rádio na escola, pelos recursos que possiblitam a edição dos sons, ou estando na Internet em forma de PodCasts alguns conteúdos escolares que podem ser trabalhados por meio da colaboração, como, desenvolver a oralidade e escrita através da hora: do conto, da poesia, da literatura e estudo de física relacionado as unidades fisiológicas do som, o saber trabalhar, produzir e analisar em grupo por exemplo.

3p.s: Muitas idéias estão na minha cabeça, mas depois termino de escrever...só coloquei aqui para não esquecer do básico.

segunda-feira, agosto 15, 2005

PhPWebQuest

Olá!

Iniciamos as pesquisas de uma nova ferramenta para construção de WebQuests, era mesmo o que está procurando e como sempre, o piazinho sempre dá jeito, começamos a navegar pela ferramenta, e tivemos que encontrar um novo servidor para colocá-la, um servidor que permite a criação dos endereços para o redirecionamento.

www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq
Vá lá visite e conheça....
Logo mais novidades!

Estamos ai...pesquisando, descobrindo, aprendendo e ensinando.

Que a força que esteja conosco!

quinta-feira, julho 21, 2005

Férias?...Que nada..Projeto e mais projetos

Onze da noite e eu aqui lokiando enquanto subo um arquivo de um projeto...
É ...o primeiro programa da rádio que acabei de juntar as partes e editar....
Tô arrumando para os alunos no encontro de amanhã poderem analisar...

Mas acho que ainda não falei aqui do Sintonize-se! né?
Nem tô muito mesmo afim de escrever sobre isso mesmo...
Se quiser ver vai em http://www.gilian.escolabr.com/sintonize...

O que quero realmente é escrever...às vezes...hehe...pra ser sincera todo dia...se não escrevo pelo menos uma página enlouqueço...tenho q escrever e ler todos os dias...peguei isso por vício.
Lokura mesmo.

Estou agora com vário projetos em andamento pra variar...minha cabeça e corpo cansados e eu tenho q terminar o esquema off pro APC, terminar a Webquest de Op Art, escrever um artigo que tem rodado minha cabeça a dias...e se der tempo descansar, isso tudo antes de sexta-feira.

É mais tenha fé...conseguirei, falta apenas 10% do meu upload...é melhor eu ir dormir...hehehe 9%, 8%, 7%, 6%, 5%, 4%, 3%, 2% e 1%...
Fui...

terça-feira, julho 05, 2005

Meu trabalho...minhas ações...

Têm momentos que fico a pensar...
- Será que estou no caminho certo? Que tudo isso vale a pena?

Hoje quando fui fechar as horas do mês para enviar o realtório à Coordenação...comecei a pensar muito nisso!

Ainda bem que temos o trabalho com alunos...que se inicia depois de amanhã, sobre a construção de uma rádio, um projeto de férias.

Mesmo eu tendo meus lindos alunos da quinta-série, sinto falta de contato e produção com alunos...

5 anos...são cinco anos de CRTE/NTE, e quantos alunos? Quantos alunos realmente foram incluídos digitalmente, ou quanto foram os que viram na Informática e Internet uma possibilidade ampla de aprendizagem e construção do conhecimento?

Se for contar, tenho até vergonha...Será que estou no caminho certo?
Não sei...mas não posso desistir..tenho que tenta.

E a semana continua!
Abraços macios!

quarta-feira, junho 15, 2005

Webquest III

Bem...estava pensando aqui, como criar uma WebQuest mais interativa?

Meus planos para a nova webquest, são proporcionar mais interação dos alunos no momento da realização das tarefas, na procura das respostas pelos recursos, enfim dar mais vida a atividade.

Um outro ponto que considero importante é a conclusão (avaliação), acho que fiz errado, na WebQuest 1 , que fiz com os alunos pois as respostas ficaram de acordo com as questões que passei, para que realmente pudesse obter respostas mais reais e menos mecânicas, deveria ter trabalhado de forma diferente em sala de aula, como fiz com as fichas, fazer as perguntas oralmente discutindo com toda a classe e, só então pedir para que realizassem os registros escritos no caderno e depois sim no livro virtual.

Mas vamos lá né?
Vivendo em aprendendo...

Ainda estou rascunhando a cara da nova webquest (Op Art), se você for a minha page(www.gilian.escolabr.com) , até poderá ver a cara com que ela esta ficando...espero ter tempo, para terminar a tempo...

Tempo...tempo...tempo...tempo...

Abraços macios!

quinta-feira, junho 02, 2005

Webquest II (o trabalho dos GTs)

Eu...aqui de novo falando sobre WebQuests.

O Grupo de Trabalho que mais tenho acompanhado é o EDUTIC, e estava angustiada com o andamento das produções, que estavam parece que amarradas, o que fazer?

Bem, como minha última paixão são as WebQuests, decidi criar uma para ver se o trabalho do GT, toma rumo...vejamos no que dará...

Clique aqui e conheça!

Aguardo sua opinião!

segunda-feira, maio 30, 2005

Webquest

TecEduca:WebQuest

O que WebQuest?

Esta metodologia foi proposta por Bernie Dodge em 1995, e já são mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de várias partes do mundo, no Brasil temos instituições tradicionais como, Escola do Futuro da USP- SP e o Senac, que utilizam Webquests.

É uma forma de pesquisa orientada, que tem como base alguns ou todos os recursos de informações utilizados pelos alunos durante a atividade originadas da Internet. Apresentando uma estrutura clara, simples, oportuniza aos alunos um uso eficaz e eficiente dos recursos que a Internet disponibiliza.

Pela investigação o aluno poderá produzir o conhecimento e aprendizagem de forma criativa,colaborativa e cooperativa. Quer saber mais, sobre Webquests? Clique aqui!

Minha primeira WebQuest foi baseada em uma já existente, quando for conhecer a que produzi, vá em créditos e conhecerá!

Estou produzindo uma sobre OP Art, espero terminar logo, mas ando atarefada que só, pretendo utilizá-la com os alunos no início do segundo semestre.

Conheça a que já produzi.

Aguardo comentários!

quinta-feira, maio 05, 2005

Mapas Conceituais

TecEduca:Mapas Conceituais

Que são os tais dos mapas...


Este assunto estudamos em nossa pós, foi aí que achei que tinha começado a entender sobre o que eram estes tais mapas...

Mas nesta semana fui interpelada pela Rosângela sobre os mapas, ela leu um texto o que produzi como síntese das discussões e leituras feitas na pós...e fiquei com um enorme, ou melhor, com vários ???????? na minha cabeça.

Estou iniciando a leitura de um livro de um autor que nunca li, que trata dos tais mapas, é do Marco Antoni Moreira e de Bernardo Buchweitz - Mapas Conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo.

Vou ler e estudar mais para ver até onde vou...espero que consiga clarear as idéias na minha cabeça...

Vou relatando os pontos importantes de minha descoberta neste blog, enquanto leio.

quarta-feira, maio 04, 2005

Matematicar...

EducMatema

Hoje tá tudo 10!


Ontem a noite fiquei lokiando em casa para variar.

Tô muito animada com as minhas quintas-séries, criei até um webquest para eles, fiz com base em outro é claro, tive que alterar vários itens, mas já tá quase pronto, e o melhor de tudo? Abre no Colégio Adventista...

Pena que queria usar este blog como único, mas não vai dar, lá não abre por causa do nome blog, mas a gente sempre encontra um jeitinho, como havia começado blogs paralelos, aqui e no uol, vou ter q usar o do uol, já até mudei o nome para MATEMATICAR, vou deixar lá apenas os registros das aulas de Matmática, bem como, os registros dos alunos através dos comentários, aguardem semana que vem teremos notícias...

O que mais acho interessante é que quanto mais há envolvimento, mas a criatividade e as produções se itensificam!

Ah, o Matematicar está disponível em:

sexta-feira, abril 29, 2005

Curso de Imersão

TecEduca: Oficinas


Depois de duas semanas que encontrei tempo para reescrever os registros(que estão em vários papeizinhos) quanto ao nosso curso de Imersão, e foram sem dúvida, muitas aprendizagens e descobertas.

O Planejamento
Planejar, planejar... acredita eu que tinha previsto tudo até os emprevistos,
mas, qual não é minha surpresa?
Todo o esquema teve que ser refeito, o interessante é que a esperta aqui, colocou para levantarem dúvidas e certezas e esqueceu que num projeto de aprendizagem temos mesmo que estar preparados para tudo.

Dúvidas e Certezas
Os pontos que a turma de novos assessores levantou como dúvidas, foram referentes as oficinas que teremos/terão que atuar principalmente a de Educação Especial com TICs, já nesta modalidade nunca tivemos oficinas e muitos de nós (multiplicadores/assessores) nem temos formação/capacitação para trabalharmos nesta área.

Tivemos como dúvidas:
- Como conduzir uma oficina em TICs para professores?
- Como faremos nas Oficinas de Educação Especial?

Pesquisas = Vários Tipos Projetos
Antes de iniciarmos a busca para nossas respostas neste PA (Projeto de Aprendizagem), iniciamos nossas pesquisas Aula 01 fazendo um levantamento de quem somos e quais nossos papéis e área de atuação enquanto multiplicadores/assessores, bem como, compreendermos os vários tipos de projtos que podemos estar desenvolvendo/apresentando, Projetos de Ensino, de Aprendizagem e de Pesquisa.

Descobertas
Quando nos debruçamos em pesquisa as descobertas são inevitáveis, nos descobrimos pesquisadores, produtores e principalmente: capazes. Isso ficou bem claro, principalmente pelas produções do grupo, foram muitas, e muitos dos novos assessores se "revelaram" (Joseane - Wenceslau), é alguns que estavam quietinhos, apresentaram propostas ricas para o trabalho em Educação Especial com TICs e relataram vivências nesta área que eram desconhecidas de seus colegas de CRTE.

Aprendizagem
Aprender... isso que mais faço quando trabalho, aprender que o planejar e replanejar são constantes em projetos de aprendizagem, aprender que o aprender real só se faz pela busca de solucionar problemas, aprender que no grupo somos parceiros de caminhada, aprendizagens e descobertas...Link

Visite a page com as produções e pesquisas dos novos assessores.

segunda-feira, abril 25, 2005

Das observações à aprendizagem...

TecEduca:Blogs

Eu sou usuária convicta de blogs para a aprendizagem, não adianta.
Comecei a fazer minhas anotações em papéis e agenda e nada...
Me perco...esqueço de fazer...agora chega vou voltar a anotar tudo de tudo nas minhas vivências e andanças pelas escolas, espaços web, livros...pessoas...

Me aguardem...estou voltando com tudo!

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Observando e analisando...

EducaMatema

Acabei de dar a primeira aula pra turma da quinta série, 52...elaborei atividades como tinha planejado e apliquei com os alunos, exercícios que busquem desenvolver o raciocínio... a turma é boa os olhinhos deles brilharam ao resolver cada questão.

Espero que essa lokurada toda dê certo, tenho q escrever certinho, as questões pedagógicas de tudo que tá na minha cabeça, portfólio, diário de bordo, racícionio lógico matemático, formas de avaliar e tdo mais...tenha fé!

Vamos que vamos...

Acho que essa ferramenta seria boa pra utilizar com os alunos, ou então um livro...um livro seria bem legal, mais chamativo e bem didático, é o livro é a pedida...ele ficaria por capítulos...e daqui da escola dá pra acessar, não fica bloqueado..como quase tdo por este sistema...

Creio que é só!

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Será que dá certo?

EducaMatema

Diários, portfólios...análises filosóficas sobre o ensinar e a Matemática...
Será que alunos de ensino fundamental conseguirão assimilar tais conceitos?

É isso que terei que descobrir, entre erros, acertos, medos, descobertas, desafios, aventuras...

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Apresentação: Para ensinar e aprender!

Estou criando este blog para relatar minhas aprendizagens em sala de aula enquanto docente, pesquisadora no ensino e aprendizagem de Matemática e Tecnologia na Educação.

Aguardem as aventuras!