Pages - Menu

quarta-feira, março 14, 2007

Planejamento 01

Apresento aqui a primeira versão de planejamento que pretende-se aplicar na escola.

21 de março -

Aula 01 - Apresentação da proposta de trabalho aos alunos e professores e inicio das atividades de PA a partir de um vídeo curto de uns 15 minutos no máximo (está sendo escolhido), o alunos levantarão os problemas, que serão anotados no quadro (tal qual foi feito no nosso encontro presencial) até se formarem os grupos para as pesquisas.

Aula 02 - Retomada a proposta de trabalho, agora traçando com os alunos e professores os critérios que deverão ser utilizados para avaliação durante o processo de pesquisa. (rubrica)

Aula 03 - A partir do problema levantado pelos alunos, pedir para que em grupos os alunos, com a orientação dos professores e a nossa, tracem o que sabem sobre o problema (certezas) e o que eles julgam saber sobre o problema (dúvidas).

Aula 04 - Registro das primeiras impressoes e pesquisas na WIKI. (Conhecendo a ferramenta)

Se sobrar tempo as pesquisas sobre o problema, as dúvidas e as certezas poderão ser iniciadas.


28 de março -

Aula 01, 02 e 03 - Pesquisas sobre o problema, as dúvidas e as certezas utilizando ora a biblioteca, ora a Internet com nosso auxílio e dos professores.

Aula 04 - Discussão no grande grupo sobre as experiências vivenciadas até ali e registro diário de bordo - wiki.

04 de abril -

Aula 01 e 02 - Traçar um mapa conceitual em colaboração estabelecendo os conceitos estudados e as dúvidas e certezas encontradas.(As máquinas não suportam C-Map, que outro software poderemos usar, fazemos em um editor de textos, em um programa de apresentação ou no PaintBrush?

Aula 03 e 04 - A partir da discussão dos mapa, no grande grupo com a participação nossas, dos professores e alunos reestruturar as pesquisas que deverão ser aprofundadas. Registro Diário de Bordo - Wiki.

11 de abril -

Aula 01 e 02 - Fechamento das pesquisas e reestruturação do mapa.

Aula 03 e 04 - Apresentação das pesquisas ao grande grupo, registro no diário de bordo, avaliação utilziando as rubircas criadas na aula 01, fotos e festinha de despedida.

p.s:

Utilizaremos apenas a ferramenta WIKI tanto para registro das pesquisas, quanto para os registros em Diário de Bordo.

As informações de manuseio técnico das ferramentas de pesquisa e wiki serão dadas no andamento do trabalho.

Estaremos (Delize e eu) desenvolvendo o projeto nos mesmos dias na escola, mas com grupos diferentes, usaremos os mesmos espaços. (Laboratório, Biblioteca e Sala de Vídeo estão bem próximos, utilizaremos, em sistema de rodízio, estes três espaços.

Aguardamos comentários!

3 comentários:

Rosângela Menta Mello disse...

Olá Gílian
Que bom que você postou seu projeto, estou um pouco perdida, não sabia por onde começar. Gostei muito de suas idéias. Ontem eu baixei uma versão do cmap 2.9, vou testar no laboratório do cewk, se der certo eu te aviso. Uma maneira legal de fazer os mapas conceituais seria através de pedacinhos de cartolina, daí eles podem mover a vontade até ficar do jeito que eles querem e depois é só passar para o gráfico. Tem uns quadrinhos do Calvim e Harold sobre a pesquisa, vou scannear e te mando, acho bem legal para começar o trabalho com eles. Um grande abraço.

Rosângela

Gílian Cristina Barros disse...

Olá Rosângela!

Legal sua sugestão para o uso de tirinhas, aguardamos ansiosamente as imagens.

Até mais!

Rosângela Menta Mello disse...

Gílian, gostaria de mais informações sobre rubricas. Você pode me indicar alguns links para leituras? Um grande abraço.