Vamos lá!
Encontro 01 - (21/03/07)
- Apresentação da proposta de trabalho aos alunos e professores e inicio das atividades de PA a partir do vídeo ZOOM.
- Discussão do vídeo.
- Levantamento de problemas e formação das equipes.
- Conhecendo PAs, os alunos navegaram pelos projetos que julgaram interessantes da página http://proavirtualpr.pbwiki.com
Neste primeiro encontro realizamos as atividades com os dois grupos, a partir da próxima aula os grupos serão divididos.
Encontro 02 - 28/03/07 - Grupo Gílian
- Estabelecer critérios de avaliação
Os critérios de avaliação foram estabelecidos pelo grupo, serão considerados:
- A participação no grupo com ênfase ao interesse e empenho nas pesquisas
- Comportamento: respeito aos colegas e aos tempos de produção de cada equipe.
- Colaboração na divisão dos tempos e espaços, pois como tem-se poucos computadores os mesmos tem que ser dividos entre os membros dos grupos e entre os demais grupos
- Conteúdo e forma: não basta apenas incluir os conteúdos nos espaços determinados pelas dúvidas e certezas, mas tem que levar em considerão que outros estarão lendo as produções, logo o espaço do grupo deve estar organizado e com conteúdo claro.
- A partir do problema levantado traçar o que sabem sobre o problema (certezas) e o que eles julgam saber sobre o problema (dúvidas).
- Registro das primeiras impressoes e pesquisas na WIKI. (Conhecendo a ferramenta)
- Entregas e assinatura do termo de cessão dos direitos.
Minhas percepções: Não conseguimos fazer os registros nos diários de bordo, devido ao tempo, após o momento no laboratório (2 aulas) cada grupo apresentou o que já havia pesquisado até ali e quais as expectativas para a próxima aula, percebi que muitos já conseguiram estabelecer e referencias conceitos essenciais de suas pesquisas.
Pelo tempo e número de máquinas que disponibilizamos decidimos não trabalhar com mapas conceituais.
Encontro 03 - 04/04/07 - Grupo Gílian
- Sobre pesquisa
Leitura do texto e discussão nos grupos menores sobre as seguintes questões?
Calvin utilizou que critérios de pesquisa?O que é pesquisar?Quais critérios devemos utilizar?Estamos no caminho correto?
Discussão e análise, no grande grupo, a partir da tirinha do Calvin. (pesquisar oqe.doc)
- Pesquisando na biblioteca.
Após a discussão em grupo do que é pesquisar e de cada grupo estabelecer quais conteúdos/disciplinas estavam envolvidas em sua dúvidas e certezas os alunos iniciaram a pesquisas de conteúdos que complementassem a pesquisa realizada na aula anterior na Internet.
- Registros na Wiki
No segundo tempo estivemos no laboratório, transcrevendo as pesquisas realizadas na bibilioteca no espaço Wiki.
Minhas percepções: Todos os grupos conseguiram, na discussão, identificar a que conteúdos suas pesquisas estavam relacionadas. Percebi que estavam mais motivados a discutir do que nas aulas anteriores. Assim que foi apresentada a proposta de busca nos livros da bibilioteca, todos foram em busca de encontrar respostas a suas dúvidas e certezas. A bibilotecária nos auxiliou na busca indicando as prateleiras onde poderiam se encontrar cada assunto.
Com exceção do grupo que estava pesquisando sobre exctasy, todos os demais encontraram seus temas/conteúdos contemplados em enciclopédias, dicionários e livros didáticos, o grupo exctasy encontrou sobre o tema apenas em revistas mais atuais, como época, saúde e veja.
Mesmo após a discussão no grupo quanto a importância de referenciar os autores respeitando seus direitos autorais, a maioria dos alunos fez a cópia, tal qual nos livros e transcreveu em seus espaços wikis, tenho que retomar esta questão na aula que vem, mas percebi que quando se trata da Internet eles conseguem fazer a referência e paráfrases com mais agilidade.
Quanto ao domínio da ferramenta, percebo que mesmo alunos que tinham pouco contato com computadores coseguem realizar as atividades sem problemas utilizando a ferramenta WIKI e quando surgem dúvidas recorrem aos colegas primeiro e só quando não conseguem que solicitam minha presença.
As professores têm achado interessante a metodologia de pesquisa e tem auxiliado no encaminhamento das atividades que não utilizamos computador, percebo-as meio tímidas quanto ao uso desta tecnologia, mas estão animadas e de certa forma "encantadas" com o interesse demonstrado pelos alunos.
Esqueci de levar a câmera.O encontro estarei relatando brevemente, aguarde...
Nenhum comentário:
Postar um comentário