Pages - Menu

quarta-feira, abril 25, 2007

IMAGENS DO INVISÍVEL

Imagens do Invisível é um vídeo montado pelo INES (Instituto nacional de Educação de Surdos) que faz algumas indagações sobre a importância do ato de ler; a confrontação crítica com o texto e as idéias do autor; a compreensão das relações, da estrutura, da construção, em diversas releituras realizadas pelo surdo.
Fala da integração do surdo em sociedade, apoiando a interdisciplinaridade Literatura/Língua Portuguesa/Teatro, com a finalidade de despertar o prazer pela leitura e desenvolver a autonomia e a leitura de mundo dentro de uma diversidade contextual.
Algumas falas do vídeo:
"Surdo: estrangeiro desse cotidiano, ofuscado no universo do invisível. Um rosto humano, mergulhado num silêncio que o olhar aprisiona."
"Um ponto fundamental na educação do surdo é a aquisição da Língua Portuguesa."
"O canal do sentimento propiciado pela arte cênica e pela literatura, é um ótimo caminho, é o grande caminho acertado, para que o surdo tenha acesso a Língua Portuguesa."
"A capacidade de ler e escrever e a oportunidade de acesso à informação representam uma necessidade básica desses alunos."
"È preciso que o ensino ajuste-se nas bases da educação bilíngüe e integre o surdo na sociedade brasileira."
"Só a língua de sinais não basta, é fundamental que se trabalhe as imagens "O que fica gravado na mente são as imagens que vemos". "O surdo se apropria do conhecimento através da imagem."
"Falar sobre teatro no Brasil é falar sobre cultura surda e falar sobre cultura surda na Brasil, ainda é algo um pouco difícil" .... "Isso deve ser construído dentro da escola.."
Fala do teatro bilingüe, mostra fragmentos da peça "Brasil e os Brasis..." e destaca a importância da interação, o que amplia muito a aprendizagem.
Paulo Freire entende a educação como ato de liberdade e conceitua a leitura como dinâmica, contínua, capaz de inter-relacionar palavra e mundo, teoria e prática. Assim, dá uma luz como a escola pode possibilitar essa ação cultural, voltada para a pedagogia da surdez.

Na prática bilíngüe
a língua de sinais
e a língua portuguesa
são amantes
as palavras incendeiam
bocas e mãos
e fazem do corpo
um coração aberto as chamas
de um jeito natural
nos lemos
lendo
nos construímos
construindo
nos transformamos.
Obs.: Além deste vídeo, o INES já havia encaminhado anteriormente ao NRE outros vídeos muito interessantes, em língua de sinais: Os Clássicos da Literatura Mundial, Informática Educativa, Verbo em Português e em Libras, Sinalizando a Sexualidade, Introdução às Operações Matemática e o Hino Nacional.Os vídeos apresentam a interpretação prévia do apresentador, possibilitando ao surdo e ao ouvinte a interpretação do material apresentado.

Nenhum comentário: