Pages - Menu

domingo, fevereiro 11, 2007

Metareciclando projetos, ações, pensamentos, enfim a vida...

Faz três dias que li no overmundo uma matéria muito interessante de Sérgio Rosa sobre os Ideais da Metareciclagem, e como sempre ocorre quando encontro um termo ou proposta nova que encontra na Internet a pesquisar mais sobre o assunto.

Pelas matérias que li, defino, se é que existe uma definição, metareciclagem como uma forma de reciclar a vida. Muitos podem pensar que estou "pirando na batatinha", mas se estiver só estou seguindo à risca uma das mensagens da imagem ao lado.

Quando afirmo que metareciclagem é reciclar a vida me refiro não apenas a buscar novos caminhos e ações num novo ano, mas a abrir a mente a novas possibilidades com base no que já vivemos, sentimos e usamos. É isso é metareciclagem para mim, mais do que a união de omputadores reutilizados, software livre e coletivos organizados e movimentos sociais. Que tal metareciclar aquele teu projeto do ano passado?Aquele que você começou e quem sabe até terminou, mas não chegou no ponto que queria?

Que tal metareciclar as amizades, sonhos, descobertas, olhares e ações que teve num passado recente e que não lhe trousseram lá muita alegria?

Em uma das primeiras postagens deste ano, após um longo período de descanso, quero convidar você para metareciclar a vida.

Além de novas novidades pretendo ter em cada passo que eu der a oportunidade de metareciclar cada passo mais ou menos que dei até aqui, transformando em quem sabe um bom passo que possa auxiliar outros nesta longa caminhada de eternas aprendizagens.

Saiba mais sobre metareciclagem:

O grupo metareciclagem surgiu numa lista de discussão do projeto Metáfora, hoje extinto. A idéia inicial era a de criar uma rede livre sem fio usando placas wireless de segunda mão, repetidores reciclados com latas de batata frita e gateways feitos com máquinas recicladas.Tem mais pra ler...

Metareciclagem em 05 minutos

Visite: http://metareciclagem.org/

...surgiu como solução de infra-estrutura dentro do projeto Metá:Fora, uma "chocadeira colaborativa" que entre 2002 e 2003 agregou quase duzentas pessoas em todo o Brasil em torno do desenvolvimento de projetos que unissem arte, comunicação, educação, tecnologia sob uma perspectiva de conhecimento livre e reapropriável, entre integrantes que vinham de diferentes repertórios: jornalistas, artistas plásticos, designers, programadores, antropólogos e cientistas socias, filósofos e outros. Leia mais...

Projeto em pdf

3 comentários:

Andréa De Carli disse...

Oi Gílian, muito legal esta matéria que vc postou, vou procurar ler um pouco mais para ver se entendi bem.
Vim aqui por outro motivo, pedir ajuda para instalar o radioblog no meu blog, acredito que foi no escolabr que li um tutorial, mas não deu certo, baixei os arquivos, transformei as músicas , mas não consigo postar no blog, onde estou errando??? Se puder me ajude. Abraços

Sindy disse...

Profunda você, menina!
Admiro suas considerações e a forma como apresenta suas idéias (um dia chego lá). Seu comentário no Bloguinfo me provocou muito mais do que seu post sobre a metareciclagem!!!
Metareciclar conhecimentos é muito mais complexo do que metareciclar máquinas. E acredito que este processo passe pelo ‘desejo’, desejo em aprender e mudar. Considerando os conceitos da inteligência coletiva e o fato de estarmos interconectados (não só virtualmente), acredito que estamos ‘linkados’ por nossas idéias e ações. E penso que essa sincronicidade de pensamentos nos aproxima.
Agora, a imagem diz muito mais do que o conceito, e me faz acreditar que metareciclar é uma atitude de vida! E suas provocações me fazem pensar que metareciclar passa por uma postura constante de indagações.
Vou continuar ‘metareciclando’ este conceito...
Aguardo as cenas dos próximos capítulos!!
É sempre bom trocar idéias com você
Abçs

mbraz disse...

Gostei muito da chamada que voce fez para o verbo metareciclar (rsrs).

Como conjugo este verbo em minha vida ha' mais de dois anos, gostaria de obter contatos no Parana (especialmente Londrina) sobre pessoas que tenham interesse em desenvolver algo por estas bandas.

Segue meu e-mail : marcbraz at gmail.com)

ps: substitua o at por @

grato e abs

marcelo braz