O site :http://www.dspcom.fee.unicamp.br, apresenta reflexões e estudos sobre o uso da internet por deficientes auditivos. Vale a pena conferir! Eis aqui algumas questões:
" Existem várias vantagens associadas a esta nova modalidade do ensino. Focalizando nas suas potencialidades com relação aos surdos, pode-se citar:
-Como o meio de comunicação usado é o computador, o material pode ser disponibilizado na forma gráfica/escrita, o que facilita o seu entendimento pelos surdos. Além disso, existem iniciativas que apontam para a possibilidade da veiculação destes conteúdos em Língua de Sinais escrita e sinalizada (próxima seção);
-Por ser um curso oferecido pela rede, surdos de diversas partes do país (e do mundo!) podem participar dele (o que diluiria os custos -normalmente elevados- de sua preparação).
-Por ser um curso oferecido pela rede, pode contar com várias de suas facilidades e características. Uma delas, e das mais atraentes, é que, além de os alunos não precisarem estar todos juntos no mesmo local (podem participar do curso quaisquer pessoas que tenham acesso à internet), eles não precisam, necessariamente, acessar o curso ao mesmo tempo. Assim, se algum surdo trabalha ou estuda (em uma escola presencial!) durante o dia, pode acessar o curso virtual à noite. E esta flexibilidade é extremamente interessante para os dias de hoje, em que sempre temos diversos compromissos.
-Como pode atingir qualquer região que tenha acesso à internet, este tipo de curso, voltado para a comunidade surda, pode ser organizado por algum centro de excelência, que contaria com professores especializados (e experientes) em trabalhar com surdos, que seriam os encarregados de elaborar o material a ser ministrado, e de monitorar (e auxiliar) o desenvolvimento dos alunos.
Se estas são apenas algumas das potencialidades do uso desta modalidade de ensino com os surdos, não se pode ignorar alguns problemas a ela relacionados, como:
-Não há, até onde temos conhecimento, estudos sobre o uso do computador no ensino (virtual) de conteúdos programáticos para os surdos. Desta forma, não se sabe se este seria efetivo, nem quais seus possíveis resultados. Além disso, questões como a melhor forma de se mediar um curso deste tipo e a melhor estratégia pedagógica a ser adotada, não estão respondidas nem mesmo para os cursos voltados aos ouvintes.
-Apesar de potencialmente promissora a EAD através da internet só é possível para pessoas que têm acesso à internet. Esta, no entanto, não é a realidade da maior parte da população (ouvinte ou surda) do país. Desta forma, fica-nos a questão: não existiriam outras modalidades de EAD mais efetivas para a nossa realidade (p.e. TV), em que valeria mais a pena investir nosso tempo e nossos recursos?
-Apesar de sua grande abrangência geográfica, um curso através da rede não garante contextualização às diversas realidades cotidianas vividas pelos alunos que dele participam. Além disso, no caso do surdo, e de um material disponibilizado em sinais, como se pode garantir que todos eles entenderão o que está sendo exposto, visto que pode haver grandes diferenças entre os sinais de uma região e de outra."
retirado do site: http://www.dspcom.fee.unicamp.br/cristia/surdos/surdo_net.html
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